23 de julho de 2011

Desafio RPGênesis 2011: crie um jogo de RPG em 7 dias


O desafio é este: escrever um RPG em sete dias com um mínimo de cinco mil palavras. Cada um escreve o seu próprio jogo, mas todos começamos à meia-noite do dia 13 de Agosto e terminamos à meia-noite do dia 20 com um RPG pronto a ser experimentado. Durante estes sete dias, apoiamos-nos mutuamente colocando online os nossos textos e motivando-nos a vencer este desafio. A vitória neste evento é conseguida pelo satisfação de ter o objetivo cumprido.

É possível  entrar no RPGênesis como participante e/ou como patrocinador:
Como participante, deve aceitar este desafio e criar o seu RPG escrevendo-o com um mínimo de cinco mil palavras, partilhando suas ideias e apoiando  outros participantes do concurso.
Como patrocinador, antes do desafio começar, deve anunciar um ou vários prémios que deseje oferecer como recompensa para o autor que criar o texto que, na sua opinião, melhor satisfaça os critérios que você mesmo estipulou. No final do desafio, você deve ler atentamente todos esses textos, anunciar o seu premiado e contactá-lo para lhe entrega do merecido prémio.


Programação para Agosto


De dia 1 a 13 – Preparar!
Participantes e patrocinadores enviam um e-mail para o rpg3nesis arroba gmail ponto com confirmando de que forma vão entrar no evento. Aproveitam para esclarecer qualquer dúvida que tenham.
É recomendado que se registem tanto no site http://www.abreojogo.com como no fórum do http://www.garagemrpg.com.br para se envolverem no evento tanto com os roleplayers portugueses como com os brasileiros.
Os patrocinadores anunciam aquilo que querem oferecer e os critérios que vão seguir colocando um post no seu blogue do AbreoJogo e/ou um tópico na secção Miscelânia do fórum GaragemRPG. Tenham em conta que os prémios podem ser oferecidos tanto aos participantes do Brasil como aos de Portugal.
Os participantes anunciam as suas ideias para o RPG que vão escrever no seu blogue do AbreoJogo e/ou na secção Labor do fórum GaragemRPG. É muito importante planearem previamente o que vão fazer para que durante a semana do desafio se possam concentrar em escrever, escrever, escrever!
Esta é a altura para falar de design de RPGs em geral e do vosso jogo em particular. Não deixem estas ponderações para o meio da semana em que vão estar a escrever. Podem e devem ter uma ideia praticamente completa de todo o vosso RPG, setting e sistema, antes de se lançarem ao desafio. A semana que se segue deve ser usada ao máximo para escrever, escrever, escrever e não para parar, pensar e pôr em questão o vosso trabalho.
Também nesta altura, os patrocinadores devem definir ao certo as suas ofertas e os seus critérios. Alguém que tenha jeito para desenhar pode, por exemplo, oferecer-se para fazer artwork para o jogo que o inspirar mais. Qualquer mestre-jogo pode se oferecer para testar o RPG que ele quiser premiar. Qualquer pessoa pode-se oferecer para experimentar o jogo e publicar uma review para o RPG que quiser escolher. Prémios podem ser encomendados de lojas online para serem entregues em Portugal ou no Brasil.

Dia 13, ás onze da noite: Send-off Party através de Skype
Quem quiser pode aparecer e juntar-se a uma grande conference call para fazermos a contagem decrescente até à hora zero do dia 14! Os patrocinadores e os participantes irão receber os contactos dos organizadores deste evento para nos podermos juntar todos por Skype.

De dia 14 a 20 – Escrever!
O objetivo não é só chegar à meta, é rebentar com ela a toda a velocidade! Cinco mil palavras (que dá umas meras 715 por dia) é o mínimo para vencer este desafio. Os participantes podem distribuir o seu tempo conforme acharem melhor, não se esquecendo de se apoiarem mutuamente conforme puderem. Os patrocinadores também poderão acompanhar os textos que forem sendo colocados online, mas devem guardar as suas avaliações para depois desta semana. O importante nestes sete dias é manter acesa a vontade de escrever e não duvidarem daquilo que estão a fazer.
Para aproveitar o poder da nossa comunidade online, os participantes devem ir publicando os seus textos diariamente no AbreoJogo e/ou no GaragemRPG para irem recolhendo motivação e feedback de toda a gente, mesmo de quem não está envolvido diretamente no RPGénesis. Para isso, é sugerido que todo o material produzido nestes sete dias seja licenciado por Creative Commons (http://creativecommons.org/), o que não impede o autor de posteriormente rever o seu RPG e publicar-lo conforme quiser.
Deste modo, a participação de cada um é validada de forma natural pela comunidade. Além do mínimo das cinco mil palavras inéditas, cada texto deve ser um RPG em língua portuguesa pronto a ser experimentado, sendo que o setting necessita de ser original e o sistema pode ser novo ou pode ser aproveitado de alguma licença aberta, como d20, Fate, Busca Final, Savage Worlds ou Dragão-Mestre. Participando online e publicando o seu texto para todos lerem, cada participante atinge publicamente o objetivo de criar um RPG e é dado com um vencedor do RPGénesis, obtendo o título de RPGénio(a).
No entanto, esta partilha pública não é obrigatória. Os participantes que só quiserem mostrar aquilo que escrevem a outros participantes e aos patrocinadores do RPGénesis poderão fazer-lo através de uma mailing-list do RPGénesis (um Google Group). Por outro lado, se preferirem enviar o seu texto apenas para os organizadores deste evento, poderão certamente fazer-lo através de e-mail, mas isso significa que a sua participação não é validada automaticamente pela comunidade e não é elegível para qualquer patrocínio.
Acima de tudo, o tempo desta semana deve ser usado para escrever, deixando para depois as edições, revisões, testes, correções, paginações, formatações, ilustrações, traduções, etc. Se o RPG estiver pronto com tempo de sobra, os dias restantes devem ser aproveitados para escrever mais algum texto que permita a quem quiser experimentar este jogo fazer-lo facilmente numa só sessão sem muita preparação. Nesta fúria de escrita, é perfeitamente válido escrever até deixar uma frase a meio e submeter o tópico do sétimo dia antes da badalada da meia-noite do dia 20 de Agosto.

De dia 21 a 31 – Festejar!
Este é o período no qual se anunciam e premeiam os RPGénios do RPGénesis 2011! Até ao final de Agosto, os patrocinadores devem anunciar os seus premiados enviando-lhes as suas ofertas e/ou comprometendo-se a colaborar com os RPGs que escolherem. Neste mesmo período, os participantes devem celebrar, descansar e pensarem no que poderão vir a fazer com os seus RPGs mediante as sessões de teste e os patrocínios que obtiverem. A participação no RPGénesis tanto pode ser vista como um desafio a cumprir dentro daquela semana como uma faísca que poderá levar à publicação de um RPG.
Esta também será a altura de nós todos olharmos para trás e pensarmos no que poderemos fazer melhor para 2012. O RPGénesis é um evento organizado em 2011 por Ricardo Tavares, Ana Cláudia Silva e Marcos Antônio, mas a iniciativa verdadeiramente pertence à comunidade de roleplayers portugueses e brasileiros. Esperamos que, em cada ano, tenhamos cada vez mais participantes e patrocinadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...