8 de julho de 2011

Resenha do Old Dragon

Bom, o post ficou imenso, mas vamos lá, tá no ar!

Faz algum tempo que meu Old Dragon chegou aqui em casa, e eu enrolei pra escrever aqui sobre ele. Li, reli, folheei, joguei, usei, abusei, e usei mais um pouco. E pra descrever brevemente está aqui: Fantástico! O livro superou em muito as minhas expectativas (que já não eram poucas, diga-se de passagem), e então, agora que eu já me familiarizei com ele resolvi colocar aqui tudo aquilo que eu percebi. Vamos lá então.



 

Como conheci o Old Dragon

Antes de começar, seria interessante contar um pouco de como conheci o sistema. Coisa rápida.

Passando pela Nitro Dungeon, blog muito bom que acesso frequentemente, me deparei com umas fichas estranhas de um tal de Old Dragon. De início pensei: Mais um sistema medieval? E ainda por cima nacional? Por que eu vou querer ver isso? Mas então conforme passava via cada vez mais comentários, via cada vez mais elogios e então disse: Não tenho mais nada pra fazer, por que não? Baixei logo o FastPlay e li em poucos dias, curti demais.

Achei muito simples, facilitando muito o que eu monto e planejo, reduzindo meu trabalho, e ainda por cima me rendendo o título de Paulo, O Preguiçoso. Enfim, era o sistema que eu precisava, agora vamos ao que interessa. Sigam-me os bons!

 

Primeiras Impressões

Bom, pra começar, o diferencial chave do livro pra mim, foi o tamanho. O formato A5 torna o material muito mais fácil de se carregar e guardar, e aqui em casa espaço é crucial.

Outra boa surpresa foi com relação a arte. Sabe o que é abrir um livro esperando que as gravuras sejam 50% as mesmas que você já viu no FastPlay e quando você olha, não, são diferentes, são novas, são legais. Simples, rústicas, medievais e geniais, muito bacana isso, não se restringiram a repetir as imagens só pra gastar menos com a arte, ou pra guardar imagens pra futuros trabalhos, realmente algo muito bom.

 

Lendo o Livro

Minhas primeiras impressões foram boas, então fui a leitura completa. Resultado: Gostei ainda mais. O sistema simples, a forma fácil com que foi escrita, e também a introdução sobre o que é Old School.

O Old School


Chamo atenção particular para essa sessão, o que é um jogo com estilo Old School. Gostei por que eu mesmo não presenciei o que foi essa era, conheci e comecei a jogar fantasia medieval na era 3.5, D&D basicão e AD&D eram lendas pra mim, sistemas desconhecidos, de uma galáxia muito, muito distante... Enfim, consegui entender melhor qual o clima que foi estabelecido quando pensaram no sistema. E o melhor, percebi que era bem aquilo que eu gostava mesmo.

Sobre as raças, classes e afins


Algo que algumas pessoas me disseram é que os humanos eram a raça mais vantajosa e tal, que pode escolher onde vão os bônus e penalidades, que ninguém ia querer saber de mais nenhuma raça. Eu discordo. Bons por isso? Sim. As demais serão meio esquecidas? Não, de forma alguma. Quem gosta de usar alguma raça nem liga pra esses detalhes, eu mesmo gosto demais de Halflings, e prefiro fazer um Halfling combatente, se a história que eu tiver for boa, que um humano, pois pra mim, se eu já estou jogando alta fantasia medieval com muitos monstros e mágicas, por que um simples humano? É simples, quem gosta não abre mão, e quem quer experimenta, isso não vai impedir em nada.

As classes são simples e direcionadas, com seus meios, objetivos próprios e finalidades bem definidos, as especializações, que eu ainda não conhecia como funcionavam, pareceram bacanas, ainda não testamos, mas tem jogador com mil ideias na cabeça com elas.

As magias também ficaram muito legais, variadas, e tem muitas. Forma simples de se usar e não perde a cabeça com um monte de variáveis.

As regras


As regras são muito simples, contando com o básico, regras para o que precisa de regras, o que for a mais ou o mestre cria ou pode ver algumas regras opcionais que são inseridas em quadros que aparecem ao longo do livro. O sistema de combate também ficou bacana, ele é feito de forma a deixar a batalha caótica, como realmente deveria ser.

As dúvidas que ficaram após uma primeira leitura foram poucas, nada que não fosse resolvido com uma lida rápida. O sistema em si pode ser compreendido tanto por velhos jogadores quanto por novos integrantes do hobby, a linguagem simples, como já disse anteriormente, facilita bem.

Sessão do Mestre


Na sessão do mestre temos tudo o que precisamos para mestrar, ah vá! desde o tesouro, monstros, xp, estilos de jogo, ideias, enfim, tudo como manda o hábito!

E não esqueçamos do que os jogadores costumam gostar e que vem para os mestres, os itens mágicos! Eles estão presentes em uma relação de categorias, as quais são adicionadas propriedades a partir de uma tabela, gerando vários itens diferentes, além é claro de tudo o mais que o mestre imaginar.

 

Impressões Finais

Ao final do livro temos também vários apêndices, de magias, criaturas por nome, DV, glossário, personagem em 10 passos, e mais. A ficha, como de costume, vem ao final do livro também, e conta no verso com a ficha de magias.

Bom, tenho em mãos um excelente material, e digo que não me arrependo nem um pouco do dinheiro investido nele, é o sistema que procurava, com um livro na medida e valor que procurava, com uma equipe que dá todo o apoio e a ajuda necessária.

Agradeço aos senhores Antonio Sá (Mr.Pop) e Fabiano Neme pelo projeto, ao Dan Ramos e demais artistas pelas imagens que retratam bem o clima que o livro trás, aos três ao mesmo tempo pela criação da editora RedBox, e também a toda a galera que apóia o sistema, como o pessoal da comunidade do Orkut, do grupo fórum, do grupo de discussão, onde grandes ideias surgem e o povo manda bala na imaginação, e também aos meus jogadores, que são aqueles que mais partilham comigo a experiência de uma partida bem jogada e organizada, com um gosto muito Bacon na coisa toda. Obrigado pela diversão que o Old Dragon me proporciona!

2 comentários:

  1. Realmente o OldDragon é ótimo, confesso que virei fanboy do sistema logo de cara

    ResponderExcluir
  2. Também sou fan assumido cara.

    ResponderExcluir

Veja também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...